quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mamma Mia! - minha 2ª audição


Foi um dia estranho, confesso. Compareci ao Teatro Abril para a audição de Mamma Mia!, meu horário era o das 15hs, porém cheguei bem mais cedo. O iPod foi meu grande companheiro de espera, e também um equipamento extremamente necessário para que eu ouvisse o trecho das músicas que havia escolhido (tantas vezes que perdi a conta de quantas), e foi o que fiquei fazendo até dar o meu horário.

Eu estava insegura ao extremo, com motivos, claro. Tive aulas de canto em grupo durante alguns meses, estava há pelo menos dois meses sem aula, e comecei a fazer aula de canto individual na semana em que me ligaram convocando para a audição (a exatamente uma semana do próprio dia da audição). Tive uma semana para estudar os trechos das músicas e, considerando que ainda não tenho técnica (pelo meu pouco tempo de aula), eu estava realmente f... Apesar de ouvir que minha voz era boa, havia o problema da falta de técnica (que só as aulas poderão me dar), e outros problemas como acertar as notas e projetar a voz. Sim, eu estava f...

Mas voltemos ao fatídico dia da audição. Eu estava preocupada, insegura, nervosa e sabendo que eu sentiria vergonha na hora. Mas, curiosamente, não me sentia com muita quantidade disso tudo que eu disse até chegar o horário da minha audição. Eu e mais 4 ou 5 outros candidatos entramos no teatro e, deste grupo, eu era a primeira (para o meu desespero). Mal entrei e já me pediram que subisse ao palco. A banca estava na plateia e também o grupinho de candidatos que entrou comigo. Subir a escadinha do palco foi difícil, tamanho o tremor das minhas pernas. Neste momento tive consciência do quanto estava apavorada.

A banca (composta por duas pessoas) foi muito gentil e tentou me deixar à vontade – se é que isso fosse possível naquela hora –, assim como o pianista era muito gente boa também. Comecei a cantar (muito mal, com a voz tremida, não consegui me concentrar nas notas) e logo no início me deu um branco e esqueci a letra completamente. Muita vergonha. Pedi para começar de novo e a banca foi bastante compreensiva. Fui até o pianista olhar novamente minha pasta, dei uma olhada geral na letra, e então voltei para o centro do palco para recomeçar. Apesar de não ter esquecido a letra nesta segunda tentativa, o cantar muito mal, com a voz tremida e incapaz de concentrar-me nas notas permaneceram.

Foi tudo muito rápido, só precisei cantar o trecho de uma das músicas apenas, e já me retirei, nem tive chance de escutar as músicas das outras pessoas. Eles não deram a resposta na hora, parece que receberemos a resposta até o final de outubro; entretanto a minha resposta já me foi dada por mim mesma: tenho absoluta certeza que fui dispensada, não só pela parte vocal da coisa, mas também por demonstrar toda a minha insegurança; atitude é (quase) tudo. Pelo menos não ficarei ansiosa à espera da resposta. E a parte legal da coisa foi que eu, por uma vez na vida, estive no palco do Teatro Abril. Sensação indescritível.

Para terminar o dia, tomei chuva 3 vezes, e como recompensa pela minha decepção comigo mesma, comi batatinhas do Fifties com direito à maionese Fifties. E depois fui à aula de Dança do Ventre.

E assim foi a minha segunda audição para musical, e a primeira em que fiz o teste de canto. Na minha primeira audição (O Rei e Eu) fui eliminada na etapa de dança, e certamente o nervosismo e a falta do famoso “carão” tiveram papel importante nisto. A parte positiva: agora já sei exatamente o que NÃO fazer em um teste de dança e em um teste de canto.

3 comentários:

Fernanda Angeli disse...

Oi Aline!!
Gostei do seu blog e te achei muuito corajosa...
Só tenho uma frase pra te dizer!!
NÃO DESISTA NUNCA!!!
Um grande beijo.

Carolina Paes de Barros disse...

na minha primeira audição estava tão insegura que chorei 5 litros assim que saí da sala! Mas depois recebi um email do Boston Ballet School dizendo que passei. Ou seja, não se desespere antes de saber, com certeza, se passou ou não.
Beeijo!

Anônimo disse...

Gostei do seu blog! É legal ver a experiência dos outros. Eu moro no Espírito Santo e sempre quis me aventurar em testes para musicais em São Paulo...se vc puder me ajudar, queria saber como funciona...o que é exigido para fazer o teste? Formação? Enfim...mas para você meus parabéns pela tentativa e sucesso nos próximos testes!!!!
Rafael