quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A Dança nos livros

Ando numa fase muito "literária", digamos assim. Em meio a Anne Rice, Gabriel García Márquez, José Saramago (que lerei em breve) e também a febre do Crepúsculo (gostei do filme e decidi que vou ler os livros da saga), sinto falta de livros relacionados à dança, assunto que me interessa bastante, mas nunca li nenhum livro sobre o tema. No máximo deleitei-me com algum livro na seção de arte das livrarias, aqueles grandes e com fotos belíssimas dos grandes ballets de repertório.
Mas tem dois livros em especial que tenho vontade de ler e que serão colocados na minha "fila de livros a serem lidos" (que nem sempre são lidos na ordem em que os coloco na fila). São eles:

Minha Vida (Isadora Duncan)
Autobiografia da ousada bailarina Isadora Duncan (1877-1927), considerada a pioneira da dança moderna, e causou polêmica ao ignorar as técnicas do ballet clássico. Dançava descalça e vestindo apenas túnicas de seda. Esta sua autobiografia foi escrita pouco antes de sua morte, que aconteceu ao partir em um carro conversível e ter sua echarpe presa nas rodas, asfixiando-a.

Adeus, China: O Último Bailarino de Mao (Li Cunxin)
Autobiografia do bailarino Li Cuxin, com detalhes de sua infância na China comunista de Mao Tsé-Tung e sua entrada no Ballet de Pequim, fato que mudou sua vida de forma radical. Li passou pelo Australian Ballet e Houston Ballet, e é uma das figuras mais importantes do mundo da dança.



Parecem ser ótimos livros, já ouvi falar muito bem deles. Agora, se vocês conhecerem outros livros relacionados à dança, ballet clássico, bailarinos, etc, ficaria muito feliz se me indicassem! Certamente serão colocados na minha fila de livros a serem lidos! Vocês estão lendo algum livro sobre dança atualmente?

3 comentários:

Unknown disse...

Oba! Dicas de livros! Adoro. Fiquei curiosa pelo da Isadora Duncan!

Beijo e feliz natal

(Carol, do meia ponta)

Letícia disse...

Adorei seu blog entra no meu é eutambmdanoballet.blogspot.com Bjks da Lele !!!

Juliana Ravelli disse...

Oi, Aline. Eu li o Minha Vida. É ótimo. Mas é o tipo de livro que a gente tem de tomar cuidado para não adotar a versão dos fatos apenas de quem conta a história, nesse caso a Isadora. Mas, de fato, ela é apaixonante. Você já viu o Dentro da Dança, do Murray Louis. É ótimo também.
Bom, aproveito para te convidar a dar uma olhada no meu blog: http://parladanse.blogspot.com/
Depois diga o que achou. Abraços, Juliana.